sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Da nossa história…(1) PERCURSORES DO ESCOTISMO EM PORTUGAL

Em 17 de Agosto de 1912, o recém fundado grupo de “Boy Scouts”da União Cristã da Mocidade, que viria a ser o primeiro da Associação dos Escoteiros de Portugal, realizou uma sessão de divulgação do “scouting”, em que foram oradores Frank Giles, chefe daquela unidade, e o dr. Joaquim Leite Jr. Nos prospectos de propaganda da sessão, este foi apresentado como o “iniciador dos Boy Scouts em Coimbra”.
O dr. Leite Jr. enalteceu a causa dos ”Boy Scouts” como uma obra altamente educativa e moralizadora, evidenciando como um trabalho deste género é um benefício valioso com que a Pátria muito tem a lucrar.
Referiu-se também à passagem por Coimbra do Presidente da República, quando reitor da Universidade, à sua simpatia pelo Batalhão Infantil Voluntário da Paz, e disse que esperava que se mantivesse a mesma simpatia por essa causa.
Foi o reverendo Eduardo Moreira quem chamou a atenção para este “Batalhão Infantil”, em artigo publicado em “Sempre Pronto” em Abril de 1973, dizendo que o dr. Leite Jr. formara este agrupamento em 1907, em Paço de Botão, referindo uma fotografia “com treze dos rapazinhos e o seu tambor…”
Se o “scoutmaster” do Primeiro Grupo apresenta o dr. Joaquim Leite Jr. como iniciador dos “boy scouts” em Coimbra, não estará essa iniciação relacionada com o Batalhão da Paz? Lembremo-nos, como veremos adiante, que por esta altura eram imaginadas inúmeras designações para o termo inglês “boy scouts”.
A admitirmos esta hipótese, teríamos de concluir que o primeiro ensaio do “scouting” em Portugal teria sido feito a partir do ano de 1907, logo no início do Movimento e em Coimbra. Não será de estranhar este conhecimento tão precoce do “scouting”, sabendo-se que o dr. Leite Jr. era amigo e cooperador dos súbditos britânicos S.E. Mac Nair e dr. John Opie, figuras muito conhecidas na capital do Mondego, por serem leitores de inglês na Universidade.

(extraído de História dos Escoteiros de Portugal, de Eduardo Ribeiro – Cap.IV)

Sem comentários: