domingo, 26 de dezembro de 2010

ALBANO DA SILVA


Albano da Silva entrou para o Grupo n.º 1 da AEP em 1915, com a idade de 13 anos, tendo prestado o seu Compromisso de Honra em 31 de Julho seguinte.
Entusiasta e dedicado ao Movimento, viveu com os camaradas do seu Grupos os chamados tempos heróicos do Escotismo em Portugal. Sempre presente e activo nas inúmeras actividades do seu Grupo, adquiriu uma sólida formação escotista, tendo sido escolhido para participar, em 1920, no 1º Jambori Mundial, em Londres, e esteve igualmente presente no 2º Jambori Mundial, na Dinamarca e no 3º Jambori Mundial, em Birkinhead, Inglaterra.

Conquistou o diploma de escoteiro chefe no Campo Escola realizado em 1922/23, tendo então sido nomeado chefe do Grupo n. 1, cargo que desempenhou até 1925.

Mas foi como dirigente associativo que mais se distinguiu, dado o seu espírito organizado, poder de iniciativa e superiores qualidades nas relações humanas, granjeando amigos que admiravam a fineza da sua personalidade e o aprumo que o caracterizavam, escutando as suas palavras e seguindo os seus conselhos. Participou nas mais diferentes equipas directivas dos Escoteiros de Portugal, ocupando durante largo tempo o cargo de secretário-geral, que desempenhou com uma eficiência e carinho tais que, nesse tempo, ninguém podia conceber os Serviços Centrais sem a sua presença, salientando-se sempre a sua lealdade aos Princípios e a sua dedicação sem limites, que tornavam a sua acção apreciada e respeitada por todos, considerando muitos ser imprescindível a sua participação associativa.
Não cabe nesta breve resenha todo o historial escotista deste companheiro, que foi sem sombra de qualquer dúvida uma das mais importantes figuras dos Escoteiros de Portugal.

Aderente à ideia de criação da FAEP, em cujo esboço organizativo participou. A Fraternal teve sempre nele um membro e colaborador dedicado, sempre presente, em corpo ou em espírito nas actividades dos antigos escoteiros. Fez parte dos corpos gerentes e representou Portugal em reuniões internacionais da “Fellowship”, mantendo activa correspondência com companheiros no estrangeiro. Grave enfermidade diminuiu-lhe a visão e fê-lo afastar-se das suas leituras, mas o amor pelo Escotismo acompanhou-o até aos seus últimos dias.

Sem comentários: